top of page

A minha história

Como imigrante, eu falo muito em primeira pessoa, antes de falar como Advogada.

Eu fui primeiro imigrante, depois advogada, primeiro senti na pele, depois pude cuidar de quem também sente, por isso, sei a dor e a delícia de ser quem sou: imigrante e advogada. Comecei a Advogar em Portugal quando decidi ficar aqui após o fim do meu mestrado. Minha vinda a Portugal era temporária, apenas para estudar e ir embora. Mas o meu destino mudou depois de já ter "data" de retorno ao Brasil, no meio do caminho: um amor, uma pandemia e uma decisão de continuar em Portugal. Aquilo que para mim era temporário tornou-se definitivo. No fim das contas, eu acredito que tudo favoreceu para que eu pudesse me tornar, definitivamente, imigrante. 

Me tornar depois, advogada de imigração é entender perfeitamente as angústias, ansiedades e o medo de todo planejamento migratório e da vivência em Portugal, seja como estudante, seja como trabalhador subordinado, seja como profissional liberal, já que passei nessas 3 fases.

Como decidi ficar em Portugal exatamente quando começou a pandemia em 2020, precisei buscar um emprego para me sustentar enquanto não terminava o mestrado - em fevereiro de 2020 eu tinha meus últimos 5 mil reais na conta (da poupança), enquanto não saia minha inscrição na Ordem de Advogados, depois fui adiando minha saída e fiquei lá por 2 anos e meio. 

Então aprendi e senti na pele o que é ser empregada estrangeira em outro país - eu fui a primeira brasileira a trabalhar na empresa e foi demorado me aceitarem lá - em razão do meu currículo que afastava todas as vagas de emprego que me candidatei - óbvio né? Eu era qualificada demais para ser funcionária e ganhar 1 salário mínimo. Aprendi que isso conta, isso conta e muito.   Depois, também foi demorada a decisão de trocar um salário certo todo mês para empreender como Advogada em Portugal.

Mas no fim das contas, eu fui com medo mesmo e apresentei minha carta de despedimento. Quando estamos no nosso país, dentro da casa dos nossos pais, tendo uma vida confortável é mais fácil tomar decisões, e arriscar com o apoio familiar. Mas nem sempre é essa a realidade da maioria das pessoas.

Por isso, conte comigo para que sua jornada seja mais leve e que seu caminho seja de boas decisões. A decisão é sua, mas posso te ajudar a chegar lá.

  • Instagram

©2022 por Mariana Morais.  Criado com Wix.com

bottom of page